A Rota Café Com Leite possui 21 pontos de controle, distribuídos em 17 cidades, sendo 13 cidades do Estado de São Paulo e 4 do Estado de Minas Gerais, confira abaixo um breve texto sobre essas cidades que fazem parte da rota:
A cidade também é conhecida como "Cidade Poesia" e "Capital Nacional da Linguiça" e tem status de Estância Climática.
As principais atrações são: o Lago do Orfeu, o Bosque das Araucárias, o Museu do Telefone, o Museu Municipal, o Mercado Municipal e o Lago Taboão, ponto de partida da rota no modo randonneur, é o cartão postal da cidade, orgulho dos Bragantinos e ponto de encontro para tudo e para todos, encanta por sua beleza, um palco perfeito para praticas esportivas e passeios sem compromisso ou para o convívio familiar.
O centro da cidade é típico do interior, sem prédios ou grandes edificações, apenas residências e pequenos estabelecimentos comerciais. Excelente cidade para quem gosta de tranquilidade e faz jus ao nome, pois é muito valorizada pelos recursos naturais: as paisagens, o clima, a flora, as cachoeiras e riachos.
O principal ponto turístico é a Pedra do Santuário, localizada próximo ao Centro da cidade e que pode ser acessada por uma via asfaltada (faz parte da rota), onde é necessário vencer uma forte subida de quase 2 km para se chegar a base da pedra (local que é ponto de controle), mas o sacrifício é recompensado com uma belíssima vista da região. Para chegar até o santuário dedicado a Nossa Senhora Aparecida e também a mega tirolesa (a maior do Brasil), ainda é necessário subir uma escadaria com 315 degraus, que leva ao topo da pedra e torna a vista ainda mais espetacular!
As principais atrações são: o turismo termal, o turismo religioso e o turismo rural e a rica cultura popular, se destacando: a Locomotiva da Mogiana, o Mirante do Cristo Redentor, o Santuário do Senhor Bom Jesus, O Balneário Municipal, a Cachoeira das Andorinhas e a Cidade das Artes.
A cidade oferece o lazer e o descanso junto a uma natureza de rara beleza, com várias rotas de turismo rural, mountain bike, motociclismo e caminhada. Além de atividades de aventura, mirantes, teleférico e parques ecológicos.
As principais atrações são: o Mirante do Cristo Redentor, o Teleférico, a Disneylândia dos Robôs, a Estátua de Ronald Golias, o Museu do Café, o Parque Macaquinhos Turismo, a Vinícola e Alambique Família Silotto, o Mirante Alto da Serra, o Parque e Represa Dr. Jovino Silveira e o Parque Fonte Santo Agostinho.
Atualmente a economia do município está voltada para o setor de confecções (malharia), agricultura, pecuária e turismo ecológico, esporte de aventura e cicloturismo, além de ser Estância Hidromineral.
As principais atrações da cidade são: o Portal da Cidade, o Centro Histórico com destaque para a Praça da Igreja Matriz e o Palácio das Águas, o Horto Municipal, a Maria Fumaça 208, o Caminho Turístico do Rio do Peixe (parques e esportes de aventura), onde se consegue fazer: rafting, boia cross, duck, arvorismo, tirolesa, rapel, acquaride, eco boat, espeleoturismo, downhill, mountain bike, trekking, asa delta, parapente, off-road, escalada, cavalgada, cachoeirismo e canoagem.
Sua principal atração é o turismo rural, voltado para o ecoturismo e turismo de aventura, pois a cidade possui paisagens incríveis como o Mirante da Pedra do Amor, o Vale das Furnas, o Pico da Torre e a Trilha da Pedra Fria, além das fontes de águas cristalinas e as mais de 33 cachoeiras encantadoras, se destacando: a do Luís, do Felix e do Machado II, do Davi I, do Cascavel, do Vale dos Avestruzes, do Mergulho e dos Barbosas I.
E as principais atrações da cidade são: o Grande Lago de Lindóia e Escoadouro, o Cristo Redentor, o monumento Garrafa D'água e a Fonte das Brotas.
As principais atrações são: o Portal da Cidade, a Praça Adhemar de Barros, o Cristo Redentor e o Morro do Cruzeiro, a Vista do Morro Pelado, a Fazenda Morro Pelado (turismo rural), o Balneário Municipal e as Thermas Hot World.
A cidade fica próxima ao Circuito das Águas Paulista e do Sul de Minas, embora não seja um destino turístico, Itapira tem um centrinho agradável e atrações bem interessantes.
Os principais atrações da cidade são: o Morro do Cruzeiro (voo livre), a Casa da Cultura (Biblioteca Municipal), o Museu da História Natural, o Parque Juca Mulato, o Museu Histórico e Pedagógico e os Casarões Históricos do Centro.
Jacutinga foi fundada em 1835, com a construção da primeira capela do então povoado chamado "Ribeirão das Jacutingas". O nome foi assim designado pelas muitas jacutingas que habitavam a região.
Se destaca na indústria de confecções, são mais de mil unidades produtivas, popularmente chamadas de "malharias" e cerca de 450 lojas de varejo comercializam a produção, durante a temporada (março a julho) são gerados cerca de 6 mil empregos, com uma produção mensal de aproximadamente 2 milhões de peças.
As principais atrações são: a Igreja de Santo Antônio de Jacutinga, a Antiga Estação Ferroviária, o Parque Primo Raphaelli, o Museu do Imigrante, o Turismo Ecológico / Rural e de Compras (malhas e crochê).
A origem do nome, é por conta de uma moça com extrema beleza, que residia na zona rural da cidade e se chamava Albertina. De tal modo ficou conhecida, que quando alguém ia para aquela região, dizia "vou para Albertina".
A cidade fica exatamente entre Jacutinga e Espírito Santo do Pinhal (14 km distante de ambas). É o menor município da Rota Café com Leite e não possuí rodoviária, somente ônibus circular para as cidades vizinhas.
As principais atrações são: O Lago Municipal, o Cristo Redentor, a Cachoeira da Saudade e os Portais do Café (acessos da cidade, um vindo por Jacutinga e o outro vindo por Espírito Santo do Pinhal).
As principais atrações são: o Palácio do Café, a Vinícola Guaspari, o Lago Municipal de Pinhal, o Theatro Avenida e a Praça da Independência.
Com uma população receptiva, clima agradável e muito verde, possui várias cachoeiras e fontes de água mineral, o que fazem a cidade se destacar no turismo de aventura, ecoturismo e turismo rural.
As principais atrações são: a Cachoeira das Sete Quedas, a Cachoeira Cascatinha, o Pico do Gavião, o Mirante do Cristo e a Igreja Matriz N. S. de Lourdes.
Há muitas atrações para todos os gostos, seja para admirar a natureza, conhecer construções históricas ou relaxar num delicioso spa. As principais são: a Cachoeira Véu das Noivas, o Palace Casino, o Teleférico, o Cristo Redentor, a Serra São Domingos, a Pedra Balão, o Zoo das Aves, as Thermas Antônio Carlos, a Fonte dos Amores, a Fonte dos Desejos, a Casa da Cultura, o Parque José Affonso Junqueira, o Relógio Floral, o Recanto Japonês e a Represa Bortolan.
É um município do Estado de São Paulo, situado aos pés da Serra da Mantiqueira e conhecida como "Cidade dos Crepúsculos Maravilhosos".
A origem do seu nome, explica-se pelo fato da família Machado ter chegado às vésperas do dia de São João e, por isso darem o nome do santo festejado ao pouso onde eles se instalaram. "Da Boa Vista" explica-se pelas belas paisagens que se avistam das serras.
As principais atrações são: o Museu Histórico e Pedagógico, o Theatro Municipal, a Estação Ferroviária da Fepasa, O Santuário N. S. do Perpétuo Socorro e o Cristo Redentor.
Amparo preserva seu patrimônio histórico com mais de 400 edificações dos períodos colonial e republicano. Na área rural destacam-se as fazendas centenárias que tiveram o seu apogeu no ciclo do café e hoje, produtoras de leite e queijos, abrem suas porteiras para contar essa história que marcou época e deixou um legado preservado.
As principais atrações são: a Catedral N. S. do Amparo, o Museu Bernardino de Campos, a Praça Pádua Salles, o Parque Ecológico e Orquidário, o Cristo Redentor, a Rua XV de Novembro, a Fazenda Benedetti, a Fazenda Atalaia, a Vinícola Terrassos e o Polo Astronômico de Amparo.
Está localizado em um vale, formado pelas Serras de Santa Cruz e do Areal, com altitude média de 800 metros e, atingindo até 1100 metros, o que leva a cidade ter um clima agradabilíssimo.
Existem várias áreas preservadas de Mata Atlântica inclusive a sua fauna, sendo possível observar várias espécies de animais como pacas, preás, várias espécies de aves e macacos, além de animais de maior porte como catetos e suçuaranas. Além de ser uma região rica em água, com várias nascentes, cachoeiras, rios e córregos, além de fontes hidrominerais inexploradas.
As principais atrações são: a Cachoeira dos Godoy, o Parque Portugal e o Lago do Taquaral.
A Rota Café com Leite é desafiadora, possui belas paisagens em vários pontos do percurso e nos pontos de controle. Além de muitos atrativos para serem vistos e curtidos em quase todas as cidades, caso seja percorrida no modo turismo.
Na próxima postagem vamos passar as informações, para aqueles que pretendem se inscrever e pedalar a nossa rota.
Um grande abraço e até mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário